Projetos de design de interior
Alguns meus projetos de design de interiores que podem te inspirar, encantar e melhorar a qualidade dos espaços que você habita e utiliza diariamente.
AIRBNB - Caserta
Originalmente concebido como um imóvel residencial, ele foi modificdo para possuir uma disposição que permita uma convivência familiar tradicional, com um espaço composto por sala, cozinha e dois quartos.
O proprietário tinha a necessidade de transformar esta propriedade em uma variante voltada para o mercado de aluguel de curto prazo com foco turístico, a ser destinada à plataforma AIRBNB.
Neste caso, o espaço da propriedade é radicalmente redefinido. Ao mudar o tipo de uso, de fato, o número de quartos para os hóspedes se torna prioritário em relação ao restante.
O turista que se hospeda em uma habitação dedicada a este tipo de acomodação prefere a vida ao ar livre e tende a deixar em segundo plano os momentos de permanência no apartamento.
Isso não significa que o cuidado com a qualidade e distribuição interna dos espaços seja negligenciado, pelo contrário. O hóspede de uma estrutura AIRBNB é particularmente sensível à experiência recebida e frequentemente a avalia com espírito crítico, já que também será convidado a expressar sua opinião na plataforma.
Portanto, buscou-se conciliar as necessidades de maximizar o espaço e as unidades habitacionais, mas também fornecê-las com as melhores condições de conforto e habitabilidade para a estadia do hóspede.
A seguinte é a solução que otimiza mais o uso do imóvel em favor do número de hóspedes. A localização dos quartos 1 e 2 está estudada para que o espaço interno receba a luz das janelas da maneira mais eficiente possível.
Os banheiros internos dos quartos estão localizados no núcleo central do apartamento, o que facilitará a implantação das instalações.
Os armários são convenientemente incorporados nos nichos resultantes do encaixe entre os banheiros e os quartos. Isso elimina reentrâncias e saliências dos quartos, que retomam um perímetro regularmente retangular.
Se a entrada estivesse localizada no centro do lado sul, também poderíamos expandir a área do Quarto 3. No entanto, a necessidade de um fluxo de distribuição que se direciona do térreo para o Quarto 2 me permite criar uma área comum, não tão grande a ponto de desequilibrar o espaço interno dos quartos, mas também não tão pequena a ponto de parecer austera.
O resultado é a obtenção de 3 quartos espaçosos, com banheiro interno, que possuem uma área média de 14 m² (banheiro excluído).
Na solução embaixo, o número de quartos foi reduzido em prol de uma habitação mais ampla e confortável. Temos dois quartos duplos com quase 20 m², também com banheiros privativos (lembrando que o banheiro também segue o princípio da simplicidade para permitir mais espaço dentro dos quartos).
Neste caso também, a orientação e a posição dos quartos foram determinadas pelas janelas, cuja luz garante a agradabilidade dos ambientes. Os banheiros contam com ventilação mecânica, e eles são mantidos próximos para facilitar a instalação das instalações, inclusive em continuidade com os da cozinha alinhada a eles.
O espaço também permite a existência de um “cantinho de estudo” dentro dos quartos, que permite aos hóspedes planejar suas viagens, estudar ou trabalhar remotamente.
A redução de um quarto, além disso, permite a implementação de uma cozinha-sala, que atribui um novo significado de usabilidade ao imóvel, podendo ser pensada até mesmo como uma residência para aluguel de longo prazo.